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lunes, 14 de mayo de 2012

Variáveis externas (II)


AMBIENTE POLÌTICO E LEGAL: As decisòes de marketing podem ser bastante atetadas por leis, decisòes de órgáos governamentais e grupos de pressao. Exemplos: há alguns anos a legislagào de transito obrigou todos os carros a portarem estojos de pronto-socorros. Os fabricantes desses estojos bem informados prepararam-se para a demanda com antecedencia e ganharam muito dinheiro.
AMBIENTE SÚCIO-CULTURAL: O ambiente sócio-cultural afeta profundamente as decisóes de compra, já que a escolha por determinado produto possui urna forte componente emocional. Assim, as relagóes das pessoas consigo mesmas, com os outros, com as organizagóes, com a sociedade, com a natureza e com o universo podem favorecer ou dificultar a vida de um produto ou empresa. Ainda há outras
características importantes que devem ser levadas em consideragáo: a lata persistencia dos valores culturáis centráis, a existencia de subculturas (ex: pré-adolescentes, gays, idosos, etc) e as mudangas dos valores culturáis secundarios no mundo ocidental. Exemplos: o fenómeno do consumismo adolescente provocado por pais culpados por náo passarem tempo suficiente com os filhos resultou numa explosáo de marcas e produtos voltados a esse publico. Além desses, há outros fatores que devem ser considerados:

CONCORRENCIA: E importante conhecer os que os concorrentes estáo fazendo, seus pontos fortes e fracos. A concorréncia estimula o crescimento e a evolugáo. CONSUMIDORES: Quanto mais conhecido e detalhado o perfil dos consumidores, mais provável será o sucesso na comunicagáo. É importante que se fale a lingua que o consumidor entenda, que se adivinhe os seus desejos anseios. FORNECEDORES: Os fornecedores devem sempre ser encarados como parceiros, pois deles depende muito o sucesso do produto. O acompanhamento das entregas, prazos qualidade sáo importantlssimos. Como fornecedores de servigos, os distribuidores podem ser considerados também nesse grupo. 

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