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jueves, 3 de mayo de 2012

Um pouco de historia


Até bem pouco antes da revolugào industrial, em meados do século XIX, nào havia muita oferta de produtos para comprar. A produgao era basicamente artesanal e sob encomenda. Se urna pessoa precisava de um sapato, ou um casaco, precisava encomendar ao artesao local que fazia esse trabalho. Ele, por sua vez, tinha urna demanda garantida, urna vez que tinha poucos ou nenhum concorrente, de forma que nào precisava se preocupar em angariar novos fregueses. Poucas pessoas tinham acesso ao consumo e menos ainda tinham talento para produzi-los. Bastava fazer o seu trabalho bem feito e pronto. Seu futuro estava garantido.Com o advento das máquinas, que comegaram a produzir objetos e bens em série, as coisas comegaram a mudar um pouco. Os artesaos ja nao eram mais os "donos do mercado", pois a industria abastecía a populagao com seus produtos toscos e pouco variados, porém, a um prego mais acessível. O século XX tornou a fábrica urna
realidade possível e corriqueira. As opgóes eram poucas e, Henry Ford, fabricante do primeiro carro popular, o Ford T, tornou célebre a frase que descrevia como a industria via os compradores: nAs pessoas podem escolher o carro da cor que quiserem, desde que seja preto". Só depois da segunda guerra mundial é que o crescimento do numero de fábricas e de produtos industrializáveis é que a figura da concorrencia tornou-se urna realidade. Agora já nao havia mais apenas urna marca de carros, camisetas ou manteiga para comprar. A escolha comegou a ser possível e os só entáo os fabricantes comegaram a pensar em como atrair os consumidores, modos de realizar os seus desejos, maneiras de fazer o seu produto ser preferido em detrimento do de seu concorrente. Eis entao que surge o marketing. O fato deste conceito ser táo recente talvez explique porque ele é tao mal-entendido e porque provoca tantas confusóes na cabega das pessoas. Vamos ver entáo as palavras que se relacionam com o assunto.

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