Buscador

viernes, 4 de mayo de 2012

Mas afinal, o que é marketing?


Ok, agora já sabemos o que motivou o aparecimento deste conceito. Mas o que é realmente marketing? Veja a definiçâo clàssica de Philip Kotler, considerado pelos profissionais da área como um "guru" no assunto:
Marketing é um processo social e gerenciaI pelo qual individuos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criaçâo. oferta e troca de produtos de valor com outros.
Marcos Cobra, um dos estudiosos do assunto mais respeitados no Brasil, descreve marketing assim:
"Marketing é urna expressâo anglo-saxônica derivada da palavra mercari. do latim. que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar2." 
Mas quando voce lê essas definiçôes, nâo fica tentado a pensar: "Ah, eu sabia que marketing era só um nome mais sofisticado para a boa e velha técnica de vendas..."?
Alto lá, nao se precipite em conclusóes apressadas. A diferenga fundamental é na abordagem. Fica claro que sao coisas diferentes na deciaragao do prof. Theodore Levitt, um estudioso da Universidade de Harvard:
A venda focalizase ñas necessidades do vendedor, o marketing, ñas necessidades do comprador. A venda está preocupada com a necessidade do vendedor transformar o seu produto em dinheiro: o marketing, com a idéia de satisfazer as necessidades do consumidor por meio de um produto e de um conjunto de valores associados com a criacao. entrega e. finalmente, seu consumo.
Outra definigao, desta vez, brasileira, talvez esclarega melhor o conceito: Marketing é a arte planejada de conquistar, encantar e manter o cliente.

No hay comentarios:

Publicar un comentario