Ok, agora já sabemos o que motivou o aparecimento deste conceito. Mas o que
é realmente marketing? Veja a
definiçâo clàssica de Philip Kotler, considerado pelos profissionais da área como um "guru" no assunto:
Marketing é um processo social e gerenciaI pelo
qual individuos ou grupos obtêm
o que necessitam e desejam através da criaçâo.
oferta e
troca de produtos de valor com outros.
Marcos Cobra, um dos estudiosos do assunto mais respeitados
no Brasil, descreve marketing assim:
"Marketing é urna expressâo anglo-saxônica derivada
da palavra mercari. do latim. que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar2."
Mas quando
voce lê essas definiçôes,
nâo fica tentado a pensar: "Ah,
eu sabia que marketing era só um nome mais sofisticado
para a boa e velha técnica de vendas..."?
Alto lá, nao se precipite em conclusóes
apressadas. A diferenga fundamental é na abordagem. Fica claro que sao coisas diferentes na deciaragao do prof. Theodore Levitt, um estudioso da Universidade de Harvard:
A venda focalizase ñas necessidades do
vendedor, o marketing, ñas necessidades do comprador. A venda está preocupada com a necessidade do vendedor transformar o seu produto em dinheiro: o marketing, com a idéia de satisfazer as necessidades
do consumidor por meio de um produto e de um conjunto de valores associados com a criacao. entrega e. finalmente, seu consumo.
Outra definigao, desta vez, brasileira, talvez
esclarega melhor o conceito: Marketing é a arte planejada de conquistar, encantar e manter o cliente.
No hay comentarios:
Publicar un comentario