Buscador

lunes, 7 de mayo de 2012

Conceitos sobre marketing que vocé precisa conhecer (II)


DESEJOS: Desejos sao carencias por satisfagóes específicas para atender as necessidades. Assim, se urna pessoa está com forme, a sua necessidade é de apenas alimentos. Mas um americano tipico, por exemplo, quando está com fome, pode pensar em um hambürguer. Já um monge tibetano pensa em algumas frutas, arroz e lentilha.
Quando compra um carro, pode-se pensar que a pessoa esta suprindo urna necessidade de se transportar, mas, na verdade eia também quer ser aceita por um determinado grupo, quer demonstrar o seu status social, quer ser admirada. As necessidades do ser humano sáo poucas, porém, seus desejos sáo muitos. E eles sao influenciados com toda a forga pelas insitutigóes sociais: cultura, religiáo, familia, escola, amigos, etc. O marketing trabalha principalmente com desejos.

DEMANDAS: Demandas sáo desejos por produtos específicos respaldados pela habilidade e disposigáo em comprá-los. Assim, em vez de querer um simples ténis para praticar esportes, urna pessoa quer um Nike. Muitas pessoas desejam um Mercedes, mas muito poucas podem realmente comprá-lo. Assim, a empresa deve calcular a demanda por seu produto baseada no numero e no perfil de pessoas que desejam os seus produtos e que podem comprá-los.
MERCADOS: O mercado consiste em todos os consumidores potenciáis que compartilham de urna determinada necessidade ou desejo e possuem condigóes de adquirir um produto que as satisfagam. Assim, para ser considerado mercado, um grupo de consumidores precisa ter o desejo, as condigóes financeiras e a disposigao em adquirir o produto. Assim, podemos falar no mercado de necessidades (ex: mercado de
dietéticos), produtos (ex: mercado de calgados), demográficos (ex: mercado dejovens) e geográficos (ex: mercado brasileiro).

PÚBLICOS-ALVO: Nenhuma empresa consegue satisfazer todos os desejos necessidades em todos os mercados. Assim, para conhecer bem o consumidor adivinhar o que eie gostaria de ter, satisfazendo seus desejos e necessidades, é necessàrio que se delimite os mercados. Só assim a comunicagáo atingirá o seu
objetivos, usando a linguagem que aquele consumidor entende e atendendo aos seus desejos particulares. Assim, püblicos-alvo sáo sempre delimitados e tém um perfil bem definido. Ex: a nova linha de batons foi concebida para mulheres acima de 30 anos, independentes, bom nivel cultural e financeiro. As bermudas da marca tal atendem a jovens rapazes adolescentes, de classe mèdia alta e praticantes de skatismo.grupo social, a qualidade e o status que a camiseta pode Ihe proporcionar, a pessoa pode decidir que a camiseta escolhida possui valor, mesmo que aparentemente seu prego seja absurdamente mais caro. Isso explica porque algumas pessoas pagam verdadeiras fortunas por objetos que aparentemente nao o valem. É porque o valor é um conceito subjetivo, que depende de cada pessoa e seu contexto.


No hay comentarios:

Publicar un comentario