Buscador

miércoles, 23 de mayo de 2012

A questáo da marca (II)


A marca é a garantía de um produto original, e, portanto, urna garantía para o usuàrio e urna responsabilidade para o fabricante. Essa responsabilidade se materializa em tres componentes que incidem sobre o proprietàrio de urna marca no mercado: a garantia de sua responsabilidade pública como fabricante; a garantia de autenticidade contra fraudes, imitagòes, plagios e falsificagòes; e a garantia de constancia da qualidade. Por isso, e normal que o consumidor escolha urna marca de leite em pó conhecida em detrimento de urna que ele nunca ouviu talar, mesmo que essa última seja mais barata. 
Se os pregos forem iguais, o produto sem marca consolidada fica bastante prejudicado na competigao.As marcas, ressalta artigo publicado na revista inglesa The Economist, só possuem valor em lugares onde os consumidores tem o direito de escolha. Eis porque é menos comum se encontrar estorgos de administragào da marca em servigos públicos, normalmente oferecidos sem concorrencia. Marcas sao, na verdade, ferramentas que as empresas se utilizam para obter a lealdade dos consumidores. Para que este objetivo seja alcangado, varias técnicas sáo utilizadas, sendo a mais comum associar um estilo de vida ou conjunto de ideáis a marca. O consumidor entao chega a pagar mais apenas por se sentir identificado com ela (ou querer ser reconhecido por este perfil). Essa necessidade de identificagao e reconhecimento, porém, nao se originou com a marca. Em todas as eras e povos, existem sinais claramente identificadores de castas, situagao social ou religiosa, posses, entre outros, que podem ser representados por vestimentas, acessórios, pinturas corporais ou comportamentos.
Moon acredita que a marca é o resultado da experiencia do consumidor:"Marcas residem na experiencia do consumidor um resultado da sua experiencia de compra, de uso e de disposigao. Marcas vivem dos coragóes e mentes do consumidor como associagóes emocionáis, mentáis e anestésicas com o principal beneficio do produto ou servigo."

No hay comentarios:

Publicar un comentario