O marketing mix, ou composto de marketing como também é conhecido, consiste em urna combinagao de instrumentos utilizados para planejar a estrategia que a empresa utilizara para atingir seus objetivos.
O termo marketing mix foi cunhado pela primeira vez por Neil Borden em 1953 (Balmer e Soenem, 2001). Eie identificou 12 elementos envolvidos na gestâo do marketing:
1.
|
Planejamento do produto;
|
2.
|
Prego;
|
3.
|
Marca;
|
4.
|
Distribuigao;
|
5.
|
Vendas pessoais;
|
6.
|
Propaganda;
|
7.
|
Promogao;
|
8.
|
Embalagem;
|
9.
|
Mostruârio;
|
10. Servigos;
11. Manuseio físico e
12. Pesquisa de marketing.
Segundo Kotler, Jerome McCarthy popularizou, em 1996, urna classificagao conhecida como os quatro Ps: Produto, Prego, Praga (distribuigao) e Promogao. Hoje, há quem defenda a presenga de 10 Ps, a saber:
1. Produto 2. Prego 3. Promogao 4. Ponto 5. Pessoal 6. Pos-venda 7. Protegáo (embasamento legal) 8. Provedores (fornecedores) 9. Pesquisa mercadológica.
Indepentente do número de Ps ou de quaisquer outras letras, é importante que se leve em consideragao todas as ferramentas que podem auxiliar no planejamento. Aqui descreveremos as mais famosas: os 4 Ps:
No hay comentarios:
Publicar un comentario