Buscador

miércoles, 16 de mayo de 2012

O marketing mix


O marketing mix, ou composto de marketing como também é conhecido, consiste em urna combinagao de instrumentos utilizados para planejar a estrategia que a empresa utilizara para atingir seus objetivos.
O termo marketing mix foi cunhado pela primeira vez por Neil Borden em 1953 (Balmer e Soenem, 2001). Eie identificou 12 elementos envolvidos na gestâo do marketing: 
1.
Planejamento do produto;
2.
Prego;
3.
Marca;
4.
Distribuigao;
5.
Vendas pessoais;
6.
Propaganda;
7.
Promogao;
8.
Embalagem;
9.
Mostruârio;
10. Servigos;
11. Manuseio físico e
12. Pesquisa de marketing.
Segundo Kotler, Jerome McCarthy popularizou, em 1996, urna classificagao conhecida como os quatro Ps: Produto, Prego, Praga (distribuigao) e Promogao. Hoje, há quem defenda a presenga de 10 Ps, a saber:
1.Produto2.Prego3.Promogao4.Ponto5.Pessoal6.Pos-venda7.Protegáo (embasamento  legal)8.Provedores (fornecedores) 9.Pesquisa mercadológica.
Indepentente do número de Ps ou de quaisquer outras letras, é importante que se leve em consideragao todas as ferramentas que podem auxiliar no planejamento. Aqui descreveremos as mais famosas: os 4 Ps:

No hay comentarios:

Publicar un comentario