Buscador

domingo, 6 de mayo de 2012

Conceitos sobre marketing que vocé precisa conhecer (I)

Lembre-se que a definigào clàssica do marketing dada por Philip Kotler talava em necessidades e desejos. Mas corno essas palavras sao tratadas no contexto do marketing? Veja:

PRODUTO: do ponto de vista do marketing, produto é tudo aquilo que pode satistazer os desejos e necessidades de um cliente. Também se pode chamar o produto de oferta ou solugáo. O produto é constituido de 3 componentes: bem tisico, servigo e idéia. 

Quando se compra um sanduiche, por exemplo, se está comprando um bem fisico (o sanduiche propriamente dito), um servigo (a preparagào e o lugar para come-Io) e urna idéia (comida rápida, economia de tempo). Quando se compra um carro, o bem físico é o carro, o servigo (transporte) e a idéia (autonomia, individualidade, praticidade).

NECESSIDADE: Em 1943, o psicólogo Abraham Harold Maslow publicou um trabalho que ficou conhecido no mundo inteiro que descrevia as necessidades humanas por meio de urna piramide. Maslow definiu as necessidades fisiológicas (tome, sede, abrigo), de seguranga (sobrevivencia física), as de relacionamento (a aceitagáo pelo  io e o sentido de importancia), as de estima e status (relevancia, dominio, reputagao, prestigio) e, por fim, as de auto-realizagáo (desejo de conhecer, compreender, sistematizar, organizar e construir um sistema de valores). Ele estabeleceu ainda que as necessidades fisiológicas (a base da piramide) dominam o comportamento da pessoa até que sejam satisfeitas, em seguida a segunda torna-se preponderante até que seja satisfeita, e nesta ordem até a ultima. As necessidades náo sao criadas por empresas ou pela sociedade, elas sao inerentes a condigao humana.

No hay comentarios:

Publicar un comentario