Buscador

martes, 8 de mayo de 2012

Conceitos sobre marketing que vocé precisa conhecer (III)


POSICIONAMENTO: O posicionamento é literalmente a posigao que urna empresa ou produto ocupa na mente de um cliente. A palavra toi popularizada com essa conotagao por dois executivos da propaganda, Al Ries e Jack Trout. Eles argumentam que, quando urna marca tem urna posigao clara na mente do cliente, difícilmente outra consegue roubar o seu lugar. Há varias estrategias para tazer isso e ser lembrado: a primeira é fortalecer a sua posigao atual. Assim, por exemplo, a Coca-Cola assume a posigao de maior fábrica de refrigerantes do mundo, a Gol como a companhia aérea brasileira com a melhor relagáo custo-benefício, e assim por diante. A segunda estrategia é buscar urna posigao nao ocupada, mas valorizada por um nicho de consumidores. Assim, a empresa de cosméticos Natura se diferencia quando se mostra ecológica e socialmente responsável na selegáo de seus fornecedores de matéria-prima na selva amazónica. Como nenhuma outra empresa mostra isso, a Natura tornou-se urna referencia nesse segmento. Há várias outras estrategias e todas dependem intrínsecamente das características do produto ou empresa e do publico-alvo. Urna empresa pode, por exemplo, posicionar-se por um atributo específico (ser a mais antiga,
a maior, etc), por beneficio (um batom pode ser o único com gosto de jabuticaba), por usuário (a melhor máquina de lavar roupa para pessoas solteiras ou familias pequeñas), por concorrente (o leite que possui mais vitaminas que todos os seus concorrentes), por categoría (a melhor instituigáo de ensino de geografía do país), etc 

Assim, vejamos o que é marketing:
Um instrumento de gestào valioso
Um processo dinamico, resultante de agòes integradas
Urna técnica que conjuga urna sèrie de instrumentos para estimular a demanda
Um processo que comega muito antes do produto ser fabricado, por meio de pesquisa de mercado e planejamento
A identificagào de desejos e necessidades humanas
A evidenciagao de características positivas, vantagens e beneficios de um produto
Urna filosofia gerencial integrada que consiste em entender o mercado e atender as suas necessidades, anseios e desejos
Tudo o que se faz para colocar um produto certo no lugar certo e na hora certa.
Urna necessidade de qualquer organizagao, de qualquer tamanho, em qualquer área de atuagào.

No hay comentarios:

Publicar un comentario