Enfim,
chegou-se ao elemento do mix marketing que mais aparece e por Isso é tao confundido com o proprio marketing. É que urna das ferramentas
mais populares da promoçâo é a propaganda. Mas a propaganda nâo é o Unico meio do consumidor
saber da existencia e das vantagens do produto.
Também existem a torga de vendas, o merchandising e as relagóes públicas. O mix de comunicagao, ou o conjunto de terramentas utilizadas para atingir o objetivo dependerá de todas as variáveis
vistas anteriormente (internas e externas), do produto, do prego e da forma de
distribuir o produto, além, é claro, do perfil do público-alvo.
Assim, é o mesmo que jogar dinheiro tora se a
empresa gastar milhóes em um comercial veiculado em horário nobre na emissora líder se o público-alvo for
estudantes universitarios de cursos noturnos, pois eles nao seráo atingidos. Além disso, propaganda convencional nao é urna panacéia para todos os males. Ou alguém já
viu
na TV ou em jomáis u m comercial de automóveis Rolls-Royce? Produtos caros e com
o público-alvo bem específico e reduzido geralmente sao divulgados e promovidos
em eventos techados, a um custo bem menor que urna promogao aberta, com resultados práticos muito mais interessantes e personalizados. Exemplo: compradores em potencial de condominios de luxo podem ser identificados em urna pesquisa e
receber um convite para um almogo em um restaurante caro e exclusivo, onde o produto
será apresentado com toda a pompa e elegancia que a situagao exige. No total, isso
custaria quase o mesmo prego que fazer anúncios na TV em horário nobre. Milhóes de
pessoas iriam assisti-los, mas pouquíssimas poderiam adquirir o produto. O resultado
final é o que conta e é preciso talar a língua do público-alvo para se comunicar com ele.
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