Buscador

domingo, 13 de mayo de 2012

Variáveis externas (I)


Essas variáveis sáo náo-controláveis, pois nao compete a empresa alterá-las. Nesse caso, as variáveis devem ser cuidadosamente monitoradas. Sáo também conhecidas como ameagas e oportunidades justamente por oferecerem esses dois pólos: um acontecimento náo-controlável, se bem monitorado e planejado, pode se transformar em grande oportunidade. Urna provável ameaga pode ter os seus efeitos destrutivos minimizados se prevista e bem planejada. Alguns exemplos de variáveis externas: 
AMBIENTE DEMOGRÁFICO: informagóes como tamanho e taxa de crescimento de urna determinada populagáo, distribuigao etária, composto étnico e de gènero, nlveis educacionais, padróes de moradia, mudangas geográficas podem ser importante para o desenvolvimento, distribuigao e comercializagáo de um determinado produto. Exemplos: faz pouco tempo que as empresas de turismo descobriram que os homossexuais possulam mais recursos do que as familias convencionais para viajar e se hospedar em locáis caros. Agora há urna variedade imensa de pacotes exclusivos, de maneira semelhante como aconteceu há alguns anos com os idosos.
AMBIENTE ECONOMICO: para vender é preciso que o püblico-alvo tenha poder de compra, que depende, por sua vez, da situagao económica do país ou regiao, disponibilidade de crédito, distribuigao de renda, etc. Exemplos: As empresas de artigos de luxo investem bastante nesse tipo de pesquisa. E assim que se escolhe onde será instalada urna loja carissima, por exemplo.
AMBIENTE NATURAL: Identifica-se quatro principáis tendencias do ambiente natural que devem ser levadas em consideraçâo em qualquer estratégia: a escassez de matérias-primas, o custo de energia crescente, os nlveis crescentes de poluiçâo e as mudanças do papel dos governos em relaçâo â proteçâo ambiental. Exemplos: as embalagens descartâveis e os eletrodomésticos que economizam energia vâo ao
encontro de necessidades detectadas em pesquisas.
AMBIENTE TECNOLÓGICO: O profissionai de marketing deve estar atento às seguintes tendencias: aceleraçâo do passo na mudança tecnológica, as oportunidades ilimitadas de inovaçâo, a variaçâo nos orçamentos de pesquisa e desenvolvimento crescimento da legislaçâo sobre mudanças tecnológicas. Exemplo: Se os fabricantes de máquinas de escrever Remington estivessem mais atentos, talvez nâo tivessem teimado em continuar a fabricar apenas maquinas de escrever quando todo o cenario indicava que elas teriam vida limitada.



No hay comentarios:

Publicar un comentario