Buscador

sábado, 26 de mayo de 2012

Identidade corporativa


Identidade corporativa é tudo o que a empresa é: o conjunto de características que, combinadas, fazem com que a empresa (ou o profissional) seja única, especial, diferente das outras.Quando a identidade corporativa e bem detinida e comunicada, tanto o mercado como o público sabem o que esperar da empresa em determinadas situagöes. Por exemplo: se ocorre um erro qualquer em um procedimento de urna empresa que transmite seriedade ética, a primeira reagäo da parte atetada é concluir que o erro nao toi proposital que o problema será resolvido da maneira mais justa para todos os envolvidos. Se a empresa tem atitudes ambiguas e sua identidade nao e bem clara, as conclusóes podem ser bem diversas: que o erro foi proposital e que a empresa quer tirar vantagem do ocorrido, que a luta sera ardua ate que os direitos sejam garantidos e os prejulzos ressarcidos. Pensamentos menos nobres passaráo pela cabega das pessoas e as consequencias poderáo levar o incidente muito alem das suas dimensóes origináis...
Alem de credibilidade, a identidade tambem serve para definir claramente o diferencial competitivo. Existem amigos seus que chamam atengáo por fazer alguma coisa bem: 
Ingo se destaca por sua capacidade de planejamento e analise de sistemas; Adoniran e lembrado como um bom administrador, que sabe lidar com pessoas: Alian e urna pessoa prestativa, sempre pronta a ajudar.
Com as empresas, ocorre algo semelhante: quando se pensa em design, a primeira empresa que vem a mente e a Apple Computadores: voce quer qualidade? Mercedes- Benz; respeito ao meio ambiente remete a empresa de cosméticos Natura, e por al vai. 
Em resumo: a identidade corporativa nada mais e do que a marca, o conteüdo e a embalagem de urna empresa inteira. E o conhecimento e dominio dessa identidade e o primeiro passo essencial para que a empresa possa se diferenciar das outras.

No hay comentarios:

Publicar un comentario