Hoje, o Brasil segue uma trajetória ascendente. Como um dos principais
países do BRIC, o Brasil tem grande poder de influência sobre as outras
nações. O sucesso econômico do país dependerá basicamente da qualidade,
do design e da capacidade de inovação de seus produtos e serviços.
Toda empresa brasileira terá de criar, não apenas no Brasil, mas também
no restante do mundo, uma imagem de que os produtos brasileiros oferecem
excelente valor e alto padrão de serviço.
Cada vez mais, os clientes importam-se não só com os produtos da
empresa, mas também com sua imagem e com o que ela defende. Ícones
do mundo empresarial – Nike, Disney, BMW, Microsoft, Harley
Davidson e outras – transmitem aos clientes sua personalidade e forte
proposição de valor. A
s empresas que querem ser apreciadas precisam
mostrar que se importam com as condições de vida das pessoas e com
seus sonhos. Precisam se conectar e servir a todos os stakeholders –
empregados, fornecedores, distribuidores e a comunidade –, não apenas
aos investidores.
As pessoas se importam mais com as empresas que se importam
com elas.
Marketing 3.0 explicita o que as empresas precisam fazer
para se destacar e ser valorizadas. Antes, bastava fabricar um produto a
preços razoáveis. Depois, tornou-se importante incorporar ao produto emoção, não só funcionalidade. Agora, está se tornando importante
apelar para o espírito humano.
Este livro mostra como as empresas
podem competir nesse nível.
Recentemente, os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado)
em administração no Brasil uniram forças para lançar a Revista Brasileira
de Marketing, outro sinal do crescente interesse brasileiro pela
utilização de ferramentas de marketing para aprimorar a excelência de
seus produtos e serviços.
Na condição de visitante no Brasil, ao participar dos programas
Expomanagement, tornei-me fã do país e sei que o marketing será
adaptado à realidade local e acabará contribuindo para o crescimento
econômico do país e para a compreensão do marketing no mundo.
No hay comentarios:
Publicar un comentario