Buscador

lunes, 3 de noviembre de 2014

Prefácio à Edição Brasileira

Hoje, o Brasil segue uma trajetória ascendente. Como um dos principais países do BRIC, o Brasil tem grande poder de influência sobre as outras nações. O sucesso econômico do país dependerá basicamente da qualidade, do design e da capacidade de inovação de seus produtos e serviços. Toda empresa brasileira terá de criar, não apenas no Brasil, mas também no restante do mundo, uma imagem de que os produtos brasileiros oferecem excelente valor e alto padrão de serviço. 
Cada vez mais, os clientes importam-se não só com os produtos da empresa, mas também com sua imagem e com o que ela defende. Ícones do mundo empresarial – Nike, Disney, BMW, Microsoft, Harley Davidson e outras – transmitem aos clientes sua personalidade e forte proposição de valor. A
s empresas que querem ser apreciadas precisam mostrar que se importam com as condições de vida das pessoas e com seus sonhos. Precisam se conectar e servir a todos os stakeholders – empregados, fornecedores, distribuidores e a comunidade –, não apenas aos investidores. As pessoas se importam mais com as empresas que se importam com elas. 
Marketing 3.0 explicita o que as empresas precisam fazer para se destacar e ser valorizadas. Antes, bastava fabricar um produto a preços razoáveis. Depois, tornou-se importante incorporar ao produto emoção, não só funcionalidade. Agora, está se tornando importante apelar para o espírito humano. 
Este livro mostra como as empresas podem competir nesse nível. Recentemente, os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em administração no Brasil uniram forças para lançar a Revista Brasileira de Marketing, outro sinal do crescente interesse brasileiro pela utilização de ferramentas de marketing para aprimorar a excelência de seus produtos e serviços. Na condição de visitante no Brasil, ao participar dos programas 
Expomanagement, tornei-me fã do país e sei que o marketing será adaptado à realidade local e acabará contribuindo para o crescimento econômico do país e para a compreensão do marketing no mundo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario