O mundo passa por um período de mudanças rápidas e avassaladoras.
Infelizmente, a recente crise financeira aumentou o nível
de pobreza e desemprego, desdobramentos que hoje vêm sendo
combatidos com pacotes de estímulo ao redor do mundo com o
objetivo de restaurar a confiança e o crescimento econômico. Além
disso, a mudança climática e o aumento da poluição estão desafiando
os países a limitarem a liberação de dióxido de carbono na
atmosfera, ainda que isso imponha maior sobrecarga aos negócios.
Além disso, os países ricos do Ocidente hoje apresentam uma taxa
de crescimento muito mais lenta, e o poder econômico está rapidamente
passando às mãos de países orientais com taxas de crescimento
muito mais altas.
Finalmente, a tecnologia está mudando
– do mundo mecânico para o mundo digital, Internet, computadores,
celulares e redes sociais – e isso tem profundo impacto no
comportamento de produtores e consumidores.
Esses e outros desafios exigirão que repensemos o marketing. O
conceito de marketing pode ser visto como um contraponto ao de
macroeconomia. Sempre que ocorrem mudanças no ambiente macroeconômico,
o comportamento do consumidor muda, o que provoca
mudança no marketing. Ao longo dos últimos 60 anos, o marketing deixou de ser centrado no produto (Marketing 1.0) e passou a ser
centrado no consumidor (Marketing 2.0).
Hoje, vemos o marketing
transformando-se mais uma vez, em resposta à nova dinâmica do
meio. Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os
consumidores, e para as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na
qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para
a abordagem centrada no ser humano, e na qual a lucratividade tem
como contrapeso a responsabilidade corporativa.
Vemos uma empresa não apenas como um operador isolado em
um mundo competitivo, mas como uma instituição que opera com
uma rede leal de parceiros – empregados, distribuidores, revendedores
e fornecedores. Se a empresa escolher com cuidado sua rede de parceiros,
se seus objetivos estiverem alinhados e as recompensas forem
equitativas e motivadoras, a empresa e seus parceiros, juntos, vão se
tornar um competidor de peso. Para que isso ocorra, a empresa precisa
compartilhar sua missão, sua visão e seus valores com os membros da
equipe, para que eles ajam em uníssono com o objetivo de alcançar
suas metas.
Descrevemos neste livro como uma empresa pode apresentar sua
missão, sua visão e seus valores junto a seus principais stakeholders.
A empresa lucra criando valor superior para seus clientes e parceiros.
Esperamos que a empresa veja seus clientes como ponto de partida
estratégico e queira abordá-los em toda a sua humanidade, atenta às
suas necessidades e preocupações.
O livro está dividido em três partes principais.
Na Parte I, resumimos
as principais tendências de negócios que moldam o imperativo de
marketing centrado no homem e construímos o alicerce para o Marketing
3.0.
Na Parte II, mostramos como a empresa pode apresentar
sua visão, missão e valores junto a cada um de seus stakeholders – consumidores,
empregados, parceiros de canal e acionistas.
Na Parte III,
compartilhamos seus pensamentos a respeito de vários aspectos das
implementações do Marketing 3.0 para a solução de problemas globais,
como bem-estar, pobreza e sustentabilidade ambiental, e mostramos
como as empresas podem contribuir por meio da implementação do modelo de negócios centrado no ser humano.
Por fim, o Epílogo
resume as 10 ideias fundamentais do Marketing 3.0, apresentando
exemplos seletos de empresas que adotaram o conceito em seu modelo
de negócios.
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