A ideia do Marketing 3.0 foi concebida originalmente na Ásia, em novembro
de 2005, por um grupo de consultores da MarkPlus, empresa
de serviços de marketing do Sudeste Asiático liderada por Hermawan
Kartajaya. Depois de dois anos de cocriação, visando o aperfeiçoamento
do conceito, Philip Kotler e Hermawan Kartajaya elaboraram uma
versão inicial, lançando-a no 40o. aniversário da Associação dos Países
do Sudeste Asiático (ASEAN – Association of Southeast Asian Nations),
em Jacarta. Único membro do G-20 no Sudeste Asiático, a Indonésia
é um país em que a centralidade do homem e a espiritualidade
superam os desafios da diversidade. Quando criança, Barack Obama,
presidente dos Estados Unidos, morou por quatro anos na Indonésia
e lá aprendeu sobre “centricidade humana” do Oriente. O Marketing
3.0 nasceu e ganhou forma no Oriente, e tivemos a honra de ter Susilo
Bambang Yudhoyono, presidente da República da Indonésia, como
autor do Prefácio deste livro.
Iwan Setiawan, um dos consultores da MarkPlus responsáveis pelo
conceito, colaborou com Philip Kotler na Kellogg School of Management
da Northwestern University – uma das melhores faculdades de
administração do mundo ocidental –, a fim de aumentar a relevância
do Marketing 3.0, com o surgimento da nova ordem econômica mundial
e a ascensão do mundo digital.
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