O produto a ser comprado deve ter aqui suas características bem definidas e resultados
esperados bem claros. O produto e urna consultoria? É um projeto? Quantas horas
serao necessarias para executa-los? Qual e o escopo da consultoria? Que tipo de
atividades estao exclusas? Que requisitos e necessidades o produto ira necessitar para
atender as expectativas (exemplos: comprometimento da alta diregao, diposigao de pelo
menos um funcionario da empresa para acompanhar o projeto, abertura de informagóes
confidenciais para o consultor)?.
O que o contratante podera esperar como parte
integrante do produto (exemplos: confidencialidade, resultados financeiros, geragao de
um relatorio diagnostico, etc). Como sera o pos-venda? A consultoria prevé horas para
o acompanhamento da execugao? Quais sao as responsabilidades de cada parte?
Todos esses elementos ja deverão estar definidos quando o produto for ofertado ao
cliente e a descrição do escopo do projeto, inclusos, exclusos, requisitos,
responsabilidades e condições de pos-venda devem estar explicitados em um
documento, que poderia ser um descritivo técnico.
Para evitar problemas e descontentamentos, recomenda-se, que apôs a primeira
reunião seja feito um resumo das duvidas mencionadas e de tudo o que foi combinado
netre as partes incluindo os nomes das pessoas de contato, responsabilidades e
limitações, expectativas e prazos. Esse documento deve ser assinado por todos os
envolvidos antes que se inicie qualquer trabalho e ele também servira de base para a
elaboração do contrato de prestação de serviços.
Serviços executados de maneira mais informal náo raro apresentam falhas de
comunicação que geram mal-entendidos serios e descontentamento de todas as partes
envolvidas. O cliente entendeu que receberia o diganostico em duas vias, mas recebeu
apenas uma, conforme o consultor tem certeza de que deixou claro.
Ou o cliente
pensou que o acompanhamento do projeto estaria incluido e o consultor pensou ter
esclarecido que esse modulo seria opcional, portanto, cobrado a parte. Uma parte
entendeu que o projeto incluiria uma unidade fabril e mais um galpáo e outra parte
entendeu que o galpáo não fazia parte do combinado, etc
Se todos os pontos passíveis de gerar duvidas estiverem escritos em um documento,
fica muito mais fácil se lembrar depois do que cada um disse, e mais importante, o que
cada um entendeu da conversa.
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