Buscador

martes, 12 de junio de 2012

Produto

O produto a ser comprado deve ter aqui suas características bem definidas e resultados esperados bem claros. O produto e urna consultoria? É um projeto? Quantas horas serao necessarias para executa-los? Qual e o escopo da consultoria? Que tipo de atividades estao exclusas? Que requisitos e necessidades o produto ira necessitar para atender as expectativas (exemplos: comprometimento da alta diregao, diposigao de pelo menos um funcionario da empresa para acompanhar o projeto, abertura de informagóes confidenciais para o consultor)?. 
O que o contratante podera esperar como parte integrante do produto (exemplos: confidencialidade, resultados financeiros, geragao de um relatorio diagnostico, etc). Como sera o pos-venda? A consultoria prevé horas para o acompanhamento da execugao? Quais sao as responsabilidades de cada parte? Todos esses elementos ja deverão estar definidos quando o produto for ofertado ao cliente e a descrição do escopo do projeto, inclusos, exclusos, requisitos, responsabilidades e condições de pos-venda devem estar explicitados em um documento, que poderia ser um descritivo técnico. 
Para evitar problemas e descontentamentos, recomenda-se, que apôs a primeira reunião seja feito um resumo das duvidas mencionadas e de tudo o que foi combinado netre as partes incluindo os nomes das pessoas de contato, responsabilidades e limitações, expectativas e prazos. Esse documento deve ser assinado por todos os envolvidos antes que se inicie qualquer trabalho e ele também servira de base para a elaboração do contrato de prestação de serviços. Serviços executados de maneira mais informal náo raro apresentam falhas de comunicação que geram mal-entendidos serios e descontentamento de todas as partes envolvidas. O cliente entendeu que receberia o diganostico em duas vias, mas recebeu apenas uma, conforme o consultor tem certeza de que deixou claro. 
Ou o cliente pensou que o acompanhamento do projeto estaria incluido e o consultor pensou ter esclarecido que esse modulo seria opcional, portanto, cobrado a parte. Uma parte entendeu que o projeto incluiria uma unidade fabril e mais um galpáo e outra parte entendeu que o galpáo não fazia parte do combinado, etc Se todos os pontos passíveis de gerar duvidas estiverem escritos em um documento, fica muito mais fácil se lembrar depois do que cada um disse, e mais importante, o que cada um entendeu da conversa.

No hay comentarios:

Publicar un comentario