De nada serve um amontoado de informações valioslssimas se nada puder ser feito de
pratico. Um plano de marketing nâo e apenas um conjunto de informações que servem
de auxilio para desenvolver um produto, lança-lo no mercado e promove-lo. Deve conter
efetivamente um plano de açáo para transformar os objetivos em realidade.
Um plano de ação caracteriza-se por fornecer respostas as seguintes questões:
1. Qual o objetivo do plano? O objetivo do plano deve ser delimitado. Se for
muito genérico, fica difícil de saber se apôs a execução do plano o objetivo foi
realmente atingido. Ex: atender as demandas de projetos de otimização em
sistemas motrizes na região oeste de Santa Catarina.
2. Quais sào as metas? Metas sâo sempre numéricas, pois apontam indicadores
passíveis de serem medidos. As metas indicam se os objetivos foram atingidos
ou e preciso repensar as ações estratégicas. Ex: Ter 5 projetos aplicados em
industrias metalúrgicas da região ate o final do primeiro semestre de 2004.
3. Plano de ação: o plano de ação nada mais e do que uma tabela que descreve
cada ação em detalhes: por que, o que, como, quem, quando, quanto.
Exemplo de um trecho do plano de ação para a venda de projetos de otimização em
sistemas motrizes na região oeste de Santa Catarina:
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