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sábado, 9 de junio de 2012

Ambiente externo

Que variaveis demográficas podem interferir (para melhor ou para pior) no sucesso do seu produto? Quais as regioes geográficas mais propicias para vender o seu produto?
• Como estao as condigoes económicas da empresa que voce pretende visitar? Ha um meio de mostrar o produto de maneira que ele contribua para sua melhora, em caso de crise? Quais os argumentos economicos que os potenciáis clientes poderiam utilizar para nao efetuar a compra do servigo? Como esses argumentos poderiam ser rebatidos? Exercitar o lado "advogado-do-diabo" e imprescindivel para se antecipar aos desejos e necessidades dos clientes.
• O produto produz algum impacto no meio ambiente? Se e negativo, como minimiza-lo? Se e positivo, como valoriza-lo?
• Atualizagoes tecnológicas impactam sobre o produto? De que maneira? Como tirar partido disso?
• Leis poderiam influenciar a predisposigao do cliente a comprar o seu produto? Como esta a situagao no Congresso? E as leis municipais e estaduais?
 • Ha alguma resistencia cultural no aceite do produto? Ou no aceite do consultor? 
• Quem sao os seus fornecedores (ex: eletricistas, funcionarios da propria fabrica, projetistas, etc)? Voce os trata como parceiros? Eles estao convencidos da importancia do seu trabalho? O que eles ganham se o produto for um sucesso? Como deixar isso claro para eles? E o que eles perdem? Como minimizar essa perda ou reverte-la?

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