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domingo, 10 de junio de 2012

Definigáo do posicionamento de mercado

Os püblicos-alvo sao bastante diferentes entre si. basta prestar atengao. Se voce vai projetar um tenis para urna pessoa cujo perfil e extremamente consumista e que valoriza o status, a argumentagao deve ser toda focada ñas tendencias internacionais, na moda, no simbolismo que esse objeto traz para quem o usa. Por outro lado, esse mesmo tenis pode ser vendido a um grupo igualmente bem-sucedido económicamente, porem com preocupagoes ambientáis. Agora, esquega a moda e o status. 
A conversa deve girar em torno dos materiais, que nao agridem a natureza mesmo depois que o tenis e descartado, alem disso, os fornecedores sao todos certificados pela ISO 14000. Percebeu a diferenga de abordagem? Pois e, primeiro deve-se definir o publico-alvo. O proximo passo e definir a descrigao do produto, de acordo com os elementos que tem valor para esse publico, incluindo seu nome, marca, design, prego, etc. So entao párte- se para a promogao. 
Nisso tudo, deve-se deixar claro o posicionamento da empresa. Por qual característica ela quer ser reconhecida e lembrada? E voce, como consultor? O que e que o seu publico-alvo considera importante? Conhecimentos técnicos? Credibilidade? Boa apresentagao? Resultados? Números para mostrar aos acionistas? Números para mostrar a sociedade? Economía de dinheiro? Preocupagao com os recursos naturais? Preocupagao com as condigoes de trabalho? Preocupagao com o fato de sobrar mais energía para o resto da cidade se desenvolver? Descubra o que e mais importante para o seu publico - o que gera mais valor. Entao, delineie a forma como o seu produto sera apresentado a ele.

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