Os püblicos-alvo sao bastante diferentes entre si. basta prestar atengao. Se voce vai
projetar um tenis para urna pessoa cujo perfil e extremamente consumista e que
valoriza o status, a argumentagao deve ser toda focada ñas tendencias internacionais,
na moda, no simbolismo que esse objeto traz para quem o usa. Por outro lado, esse
mesmo tenis pode ser vendido a um grupo igualmente bem-sucedido económicamente,
porem com preocupagoes ambientáis. Agora, esquega a moda e o status.
A conversa
deve girar em torno dos materiais, que nao agridem a natureza mesmo depois que o
tenis e descartado, alem disso, os fornecedores sao todos certificados pela ISO 14000.
Percebeu a diferenga de abordagem? Pois e, primeiro deve-se definir o publico-alvo. O
proximo passo e definir a descrigao do produto, de acordo com os elementos que tem
valor para esse publico, incluindo seu nome, marca, design, prego, etc. So entao párte-
se para a promogao.
Nisso tudo, deve-se deixar claro o posicionamento da empresa.
Por qual característica ela quer ser reconhecida e lembrada?
E voce, como consultor? O que e que o seu publico-alvo considera importante?
Conhecimentos técnicos? Credibilidade? Boa apresentagao? Resultados? Números
para mostrar aos acionistas? Números para mostrar a sociedade? Economía de
dinheiro? Preocupagao com os recursos naturais? Preocupagao com as condigoes de
trabalho? Preocupagao com o fato de sobrar mais energía para o resto da cidade se
desenvolver? Descubra o que e mais importante para o seu publico - o que gera mais
valor. Entao, delineie a forma como o seu produto sera apresentado a ele.
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